Famílias protestam contra desocupação de conjunto residencial no Janga

Uma ação judicial para desocupação de prédios do Conjunto Dom Hélder Câmara, no bairro do Janga, em Paulista, Região Metropolitana, terminou em protesto nesta quinta-feira (02). Mais de 400 famílias foram obrigadas a sair das casas, ocupadas desde agosto de 2010. Segundo os manifestantes, a Prefeitura teria recebido a verba, mas não concluiu as obras nos imóveis.

Mas as casas que estavam sendo construídas pela prefeitura eram destinadas a outros moradores, da comunidade do Tururu, que vivem em área de risco. Por isso, a Prefeitura de Paulista entrou com ação para a reintegração de posse, concedida pela Justiça.

"Das 405 famílias que estavam ocupando as casas, 250 foram atendidas com o programa de Auxílio-Moradia. As demais, o Governo do Estado vai desapropriar um terreno para que seja construídas casas para elas", afirma o secretário de Desenvolvimento Social, Rubens Conde.

A Prefeitura afirma que negociou o pagamento do benefício por seis meses para que as famílias invasoras deixassem o conjunto habitacional, e que o acerto foi feito na última quarta-feira (1º). O problema é que nem todas as famílias receberam o dinheiro. Foram beneficiadas somente aquelas cadastradas na OLP, um movimento organizado em parceria com a Prefeitura e o Governo do Estado.

Desde o início da manhã, o local está cercado por policiais do 17º Batalhão da Polícia Militar e do Batalhão de Choque. De acordo com informações de populares, um idoso passou mal e foi socorrido por uma ambulância da Secretaria de Saúde do município. O estado de saúde dele ainda não foi divulgado.

Da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário