A PODEROSA ENERGIA DO POVO BRASILEIRO

“Que transformação social na história do mundo não foi utopia na véspera? Nenhuma!”.
Subcomandante MARCOS do EZLN – México


Existe no Brasil uma poderosa energia que está concentrada no íntimo de milhões de brasileiros que pensam positivamente, aguardando o momento de se expandir e provocar uma reação em cadeia, para derrubar o que é velho e nocivo, construindo o que é novo e benéfico.
Essa energia emocional coletiva – vamos chamá-la assim – é uma energia pessoal e interior, porém de proporções coletivas.


Ela é gerada pelas emoções positivas como o amor, a piedade, a compaixão, a solidariedade e se manifesta em fortes momentos. Sua principal característica é a de promover ações individuais e coletivas numa grande dimensão.


A sociedade ainda não percebeu o poder de transformação da EEC, que é acionada por meio de dois dínamos propulsores: a solidariedade e o desejo de mudança.

Ela já se manifestou em outras ocasiões. Na morte de Tancredo Neves, nas Diretas Já, no Impeachment de Collor, na morte de Ayrton Senna, etc.


No passado, ela deve ter estado presente em outros momentos fortes deste País, como na construção da liberdade que teve por desfecho a Abolição da Escravatura, na Revolução Pernambucana de 1817 e na morte de Getúlio Vargas.


A EEC se propaga rapidamente e nada consegue detê-la.
Há, porém, na atual transição social, uma atmosfera de acentuado pessimismo. A corrupção política tem tido um efeito devastador sobre a mente humana. Vemos uma indignação generalizada do povo, que se acentua durante o período que antecede as eleições. Entretanto, esta indignação é neutralizada pelo excesso de energia negativa.


É comum se escutar frases do tipo “esse País não tem mais jeito” e “ninguém merece o meu voto”. Isso tem levado a coletividade a uma acomodação geral, caracterizada pela apatia política, indiferença social e omissão.


Somente a EEC pode se contrapor a essa energia negativa, transformando a indignação passiva do povo brasileiro numa indignação ativa, traduzida por um amplo movimento em defesa de uma ética de mentalidade e de responsabilidade na Política.


Cidadania e Ética são dois componentes da EEC. Ela está aguardando referenciais éticos, principalmente na Política, para ser liberada e agilizar a revolução moral que está em andamento. A próxima eleição é mais uma grande chance para colocá-la em movimento de um lado a outro desta Nação e alterar essa estrutura social que fomenta o egoísmo e amplia a miséria.


Isto deve ser feito nas famílias, instituições, escolas, igrejas, em todos os grupos sociais, com os mais esclarecidos e politizados mostrando que “o progresso é uma força viva que as más leis podem retardar, mas não asfixiar”. (Comentários à pergunta 783 de O Livro dos Espíritos). Vale a pena lembrar Olavo Bilac: “Criança, ama com fé e orgulho a terra em que nasceste, pois não verás País nenhum como este...”.

A poderosa energia do povo brasileiro vai se expandir. E nada poderá deter a energia de um povo que quer ser feliz!


EXPRESSÃO MATEMÁTICA DA EEC

“Os números governam o mundo”
PITÁGORAS

Segundo Malba Tahan, no livro O Homem que Calculava, “no Universo tudo é número e medida. A Unidade, símbolo do Criador, é o princípio de todas as coisas, que não existem senão em virtude das imutáveis proporções e relações numéricas”.


“Todos os grandes enigmas da vida podem ser reduzidos a simples combinações de elementos variáveis ou constantes, conhecidos ou incógnitos”.


“Para que possamos compreender a Ciência, precisamos tomar por base o número”.

A fim de despertar a curiosidade das pessoas para a Energia Emocional Coletiva - EEC e ajudar na sua propagação, vamos tentar expressá-la numa linguagem matemática.


Admitamos que a EEC individualmente possa ser da seguinte forma: EEC = EPI . A onde EPI seja a Energia Pessoal e Interior da pessoa, gerada por emoções positivas como a solidariedade, a compaixão, etc. e A a Ação que a pessoa empreenda – individual ou coletivamente – motivada por esta energia.


Para n indivíduos passaria a ser:

EPI1 . A + EPI2 . A + EPI3 . A + ... ... ... + EPI n . A


Podemos agora formular uma expressão numérica partindo do seguinte enunciado:

Energia Emocional Coletiva (EEC) é o somatório (å) das energias pessoais e interiores (EPI) geradas pelas emoções positivas, variando de (1)até (n) pessoas, que se manifesta em proporções coletivas em fortes momentos, sendo capaz de promover ações (A) – (individuais e coletivas) – com um objetivo comum, numa grande dimensão.




n
Expressão matemática: EEC = å . A
EPI = 1


Onde:

EEC = Energia Emocional Coletiva.
EPI = Energia Pessoal e Interior.

n
å = Somatório das EPI variando de 1 até n pessoas.
EPI = 1
A = Ações.


***


“A escada da sabedoria tem os degraus feitos de números”.
BLAVATSKY

Texto do livro “Uma lição de ética numa campanha política” do meu amigo Osman Neves de Albuquerque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário