Confira no vídeo abaixo detalhes do novo projeto de
mobilidade apresentado nesta quarta-feira pelo governo do Estado – a Via
Metropolitana Norte, um corredor para carros, ônibus e ciclistas, com 10,1
quilômetros de extensão, que representará uma importante solução viária para as
cidades de Olinda e Paulista, no Norte da Região Metropolitana do Recife. A obra
surge como uma intervenção histórica especialmente para Olinda, que sofre as
consequências por ser um município de passagem e possuir um sistema viário
limitado e degradado. A cidade, assim como Paulista, passará a ter um acesso
direto e rápido à Zona Norte do Recife, sem precisar usar suas vias estreitas e
saturadas pelo tráfego intenso.
A Via
Metropolitana Norte começará na interseção da Segunda Perimetral com a Avenida
Presidente Kennedy, em Olinda, passará sobre a Rodovia PE-15, seguirá pelo
bairro de Jardim Fragoso até chegar à Rodovia PE-01, na altura da ponte sobre o
Rio Paratibe, mais conhecida como Ponte do Janga, no limite de Olinda com a
cidade de Paulista. O projeto é antigo, mas agora, pegando carona nos
investimentos que vêm sendo feitos em mobilidade, o governo jura que vai tirá-lo
do papel. Toda a via está orçada em R$ 400 milhões – recursos do PAC da
Mobilidade – e tem prazo de execução de dois anos. A previsão é de que parte das
obras comece ainda no segundo semestre e o restante no início do próximo
ano.
O projeto está dividido em duas
partes. A primeira é a chamada Via Metropolitana Norte e começará primeiro.
Compreende seis quilômetros entre o entroncamento da PE-15, a partir do terminal
integrado de ônibus, onde será construído um viaduto. A via seguirá margeando o
Rio Fragoso até a PE-01, na altura da Ponte do Janga. A segunda etapa se refere
à triplicação da Segunda Perimetral em seis quilômetros entre a Avenida
Presidente Kennedy e a PE-15. Na prática, a Via Metropolitana Norte será o
prolongamento da Segunda Perimetral, que começa em Afogados, no Recife. A futura
avenida terá duas pistas marginais de cada lado do rio, com 10,5 metros de
largura e três faixas cada. Uma delas será ocupada por um corredor de ônibus e
em toda a extensão será implantada uma ciclovia. Para viabilizar o corredor,
será preciso urbanizar o Rio Fragoso e retirar quase duas mil famílias das
áreas. A obra de requalificação do rio já foi iniciada pelos Bultrins. Três
conjuntos habitacionais com 1.142 unidades também serão construídos.
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=lsucyjQpuq0
Fonte: http://www.informepe.com
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