Convidado para falar um pouco sobre o desenvolvimento da nossa cidade, venho primeiramente dizer que sou morador e frequentador dos mais diversos lugares do Paulista. Gosto daqui e aqui fiz carreira, família e amigos. Paulista hoje vive um momento de mudança. O atual modelo de crescimento econômico em Paulista gerou enormes desequilíbrios; se, por um lado, nunca houve tanta riqueza e fartura no mundo, por outro lado, a miséria, a degradação ambiental, o descaso e a poluição aumentam dia-a-dia em nossa cidade. Diante desta constatação, surge a ideia do Desenvolvimento Sustentável, buscando conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental, implantação de novas políticas para a saúde, segurança, turismo e educação.

O desenvolvimento, o progresso e muitas outras coisas boas estão por vir para Paulista e para o Litoral Norte, coisas tão importantes que vão mudar a vida dos Paulistenses. Parte desse progresso vai melhorar diretamente a qualidade de vida dos moradores daqui, de uma forma ou de outra, haverá melhoria no transporte, na moradia, no turismo, nos serviços em geral e consequentemente vai facilitar e melhorar a vida dos que moram em Paulista.

O progresso, da forma como vem sendo feito em nossa cidade, tem acabado com o meio-ambiente, com o turismo, a saúde é precária, educação fraca, ruas alagadas e esburacadas ou, em outras palavras, um descaso total. Você acha que isso tudo é um exagero?

As pessoas que trabalham e moram em Paulista querem que a cidade se desenvolva de forma sustentável, entretanto é preciso garantir e executar hoje as políticas públicas necessárias ao desenvolvimento sem comprometer as futuras gerações. Isso pode ser resumido em poucas e simples palavras: desenvolver e crescer em harmonia com as limitações ecológicas da cidade, ou seja, sem destruir o meio- ambiente, para que as gerações futuras tenham a chance de existir e viver bem, de acordo com as suas necessidades e das condições de sobrevivência. Será que dá para fazer isso? Será que é possível conciliar tanto progresso e tecnologia com um ambiente saudável?

Acredito que isso tudo seja possível, e é exatamente o que propõe uma cidade com Desenvolvimento Sustentável, que pode ser definido como: “equilíbrio entre tecnologia, progresso, modernidade e preservação do meio- ambiente, na busca da equidade, do bem estar, da justiça social e da melhoria de vida do povo do Paulista”.

Para alcançarmos este sonhado desenvolvimento, as políticas públicas da nossa cidade devem ser colocadas em prática, tem que ter governo presente, prefeito presente, povo presente, cobrança e fiscalização das ações e dos recursos alocados para a execução dos projetos e principalmente dos programas sociais que servirão para diminuir a miséria e a desigualdade em nossa cidade.

Do Jornal Paulista É Notícia