Abertura da II Conferência do Idoso da Cidade do Paulista tem participação de 60 grupos



A II Conferência do Idoso da Cidade do Paulista aconteceu ontem (21/07) das 8h30 às 17h, no Teatro Paulo Freire (Centro de Paulista) com o objetivo de implantar no futuro 5% das ações das três esferas públicas Municipal, Estadual e Federal voltadas à política do idoso com destinação à moradia, saúde, lazer e assistência, Estiveram presente os vereadores Tonico, Junior Matuto, Silvio Moura e Augusto Costa, e os secretários Jorge Carreiro, José Ricardo e Jackeline Moreira.

No Brasil, os cidadãos são considerados idosos a partir dos 60 anos, mas a Constituição Federal diz que a gratuidade da passagem nos ônibus é permitida aos 65 anos. Atualmente, Paulista tem 30 mil idosos, entre eles 40 mulheres e apenas 2 homens acima dos 100 anos, o órgão de fiscalização é o Conselho Municipal do Idoso, presidido pelo psicólogo Manoel Alencar, eleito em fevereiro deste ano através de um processo democrático pelos membros do conselho. "Nós queremos assegurar um recurso próprio para o idoso", afirmou Alencar.

Ao todo, 60 grupos de idosos participaram da abertura da II Conferência do Idoso, nisso 90% são mulheres e 10% homens. A estimativa é que amanhã, no mesmo horário, mantenha o mesmo número para este simpósio.

O Conselho Municipal do Idoso de Paulista (COMIP) é o órgão que contabiliza todos os números de maus tratos aos idosos e serve como advogado as vítimas do abuso, avalia todas as Organizações de Longa Permanência (OLP), antigo abrigo, faz relatórios para o Ministério Público de Pernambuco (MPPE); com toda essa documentação o MPPE investiga o fato e desmascara todos os carrascos à justiça.
Segundo a promotora, coordenadora da Caravana da Cidadania e conselheira do Conselho Nacional do Idoso, Yélena Monteiro, o Ministério Público é um grande defensor dos direitos do cidadão, principalmente, dos idosos. Yélena afirmou também que o Brasil está no ranking de 6º país com mais idosos no mundo. "O Ministério Público existe para garantir os direitos do cidadão, os idosos tem que denunciar qualquer irregularidade de maus tratos ao Conselho do Idoso, é importante que cada um faça o seu papel e assim contribua para um país mais feliz", destacou a promotora Yélena Monteiro.

O Conselho do Idoso fica situado na rua Santa Tereza, no bairro da Aurora e tem o compromisso por um envelhecimento digno na Cidade do Paulista.

Por Max Felipe 
Francisco Marques

Confira: http://www.paulistaem1lugar.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário